segunda-feira, 30 de abril de 2007

Sobre os demais seminários do bimestre

Mini-seminário do Grupo 3, dedicado ao Estudo do Método, de René Descartes: houve a escolha do tema de racismo. A abordagem tendeu por um ponto de vista diferente do convencional, mostrando repressões existentes hoje em dia por parte dos antes reprimidos, os negros, por exemplo. No entanto, apesar de muito bem apresentado pelas cenas de filmes como Mississipi em Chamas e piadas de humor negro, a sala não aprovou, especialmente, quando houve a menção de um "Dia do Orgulho Branco" ou as represálias que existem dos que se sentem "orgulhosos" de uma história de repressão. Embora não abordassem por um filósofo em si, o tema provocou tanta curiosidade e polêmica da sala que é filosófico em si.

Seminário de Apologia de Sócrates, de Platão, feita pelo Grupo I: fizeram uma abordagem minunciosa dos fatores históricos gregos que contextualizam o filósofo mestre de Platão, compararam com a célebre obra de Sófocles, Edipo Rei, para explicar como os gregos trataram da tragédia e da crítica. Deixaram a cargo da classe a opção por explicações segundo a Logos ou Mito e demonstraram como surgiu a filosofia propriamente dita por Sócrates. Foi um seminário que tratou com amplitude e detalhe a importância escrita da obra.

Quanto ao nosso seminário, do grupo 4, fizemos sobre "A Proposta de Televisão Estatal: Um estudo sobre comunicação", relacionada com o projeto promovido pelo ministro Hélio Costa. Exibimos vídeos presentes nesse blog, como o discurso de Adolf Hitler para representar a dissimulação promovida por um Estado e as entrevistas com Laurindo Lalo Filho, que fala sobre a BBC e como ela funciona efetivamente no Reino Unido. Não farei críticas à respeito, acho que os demais blogs de nossa sala podem fazer isso. Mas deixo aqui minha impressão sobre os seminários, carregada de outras impressões de membros desse grupo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom...