terça-feira, 1 de maio de 2007

Uma reflexão sobre nós, mulheres

A intenção aqui não é fazer nenhum tipo de apologia à mulher. É claro que todas as situações têm seus dois ou mais lados e inspiram diversas opiniões. Não pretendo aqui levantar nenhuma bandeira do feminismo, ou culpar apenas os homens pela situação das mulheres na sociedade. Quero apenas registrar alguns fatos e utilizar a escrita como forma de “protesto”.
Convenhamos que é de se admirar o fato de uma sociedade que vive proclamando e alardeando seus avanços tecnológicos não se preocupar com uma evolução na consciência das pessoas.
Essa semana foi para mim repleta de momentos de reflexão sobre nós mulheres. Comecei a semana com aquele curso teórico para obter minha carteira de motorista. E não é que para minha surpresa, ou melhor, espanto já comecei a aula ouvindo um tipo de gracinha? O professor entrou na sala e logo disse: hoje aprenderemos alguns conceitos básicos de mecânica. E continuou: as mulheres podem se retirar se quiserem porque já não devem estar entendendo nada.
Eu realmente não estava entendendo muita coisa da matéria, mas ao meu redor havia cinco garotos que confessaram estar “boiando” também. Eu me perguntei: e porque o professor não citou esses garotos?
A segunda piada me deixou ainda mais “intrigada”. “Meninas não precisam aprender a trocar pneus, é só colocar uma sainha curta e desfilar pela avenida”. Eu realmente me ausentei da sala por alguns minutos, mas engano seu se foi por não entender nada da aula, foi por não compreender as coisas que saíam da cabeça daquele professor.
Outra situação bem estranha foi a que me ocorreu dentro de um ônibus; não pretendo entrar em detalhes até porque o resumo já mostra onde quero chegar. Fui abordada por um homem dentro do ônibus a caminho da faculdade, qual foi a minha surpresa quando ninguém reagiu em minha defesa, nem homens, nem mulheres. Ora essa, será que isso é algo normal? Um homem abordar uma mulher sem a sua permissão dentro do ônibus, ou em qualquer outro lugar já virou algo implícito na sociedade? Agüentamos gracinhas quanto á nossa aparência, piadinhas de mau gosto, preconceitos e agora mais essa?
Vamos repensar Jean- Paul Sartre: "Quando repenso a minha vida, penso que as mulheres me trouxeram muito. Não teria atingido o ponto que atingi sem as mulheres”.
Finalizando, peço a todos, homens e mulheres que reflitam um pouco, pelo menos o mínimo, sobre essas situações citadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente existem preconceitos medievais em relação as mulheres que devem ser mudados.
Concordo plenamente com o que foi postado em relação a mulher.
Todos nós, homens e mulheres, devemos repensar que papel exercemos na sociedade. Será que é isso mesmo que queremos passar de nós para os demais integrantes desta?

Pedro Zambarda disse...

O problema do machismo, hoje em dia, é que a maioria dos machistas se esconde usando a imagem que a sociedade criou do feminismo.

Você só larga do machismo se assumir que comete seus deslizes. Acho que posso afirmar isso, como homem que vê defeitos em si, que não encara a questão apenas como esterótipo socialmente aceito.

Boa postagem!