terça-feira, 17 de abril de 2007

Alienações da vida

Aproveitando que nosso colega Rodrigo expôs um texto que o ajudou em suas decisões, coloco aqui uma letra de música que tive a felicidade de conhecer no ano passado. Ela resultou em importantes reflexões sobre meu papel e posição na sociedade, ajudando muito em uma época que foi importante para decidir os rumos de minha vida, como vestibulando.

Classe média, de Max Gonzaga

"Sou classe média
Papagaio de todo telejornal
Eu acredito
Na imparcialidade da revista semanal
Sou classe média
Compro roupa e gasolina no cartão
Odeio "coletivos"
E vou de carro que comprei a prestação
Só pago impostos
Estou sempre no limite do meu cheque especial
Eu viajo pouco, no máximo um pacote cvc tri-anual
Mais eu "to nem ai"
Se o traficante é quem manda na favela
Eu não "to nem aqui"
Se morre gente ou tem enchente em itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Mas fico indignado com estado quando sou incomodado
Pelo pedinte esfomeado que me estende a mão
O pára-brisa ensaboado
É camelo, biju com bala
E as peripécias do artista malabarista do farol
Mas se o assalto é em moema
O assassinato é no "jardins"
A filha do executivo é estuprada até o fim
Ai a mídia manifesta a sua opinião regressa
De implantar pena de morte, ou reduzir a idade penal
E eu que sou bem informado concordo e faço passeata
Enquanto aumenta a audiência e a tiragem do jornal
Porque eu não "to nem ai"
Se o traficante é quem manda na favela
Eu não "to nem aqui"
Se morre gente ou tem enchente em itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Toda tragédia só me importa quando bate em minha porta
Porque é mais fácil condenar quem já cumpre pena de
vida"

Faço aqui um pequeno ressalto para a reflexão de um trecho do ultimo verso: "pena de vida"
Sugiro que assistam ao clipe:

3 comentários:

Pedro Zambarda disse...

A música é forte. Me lembra a música Perfeição, do Legião Urbana, mas mais direcionada à nossa situação.

O post permite, dessa maneira, uma reflexão sobre nossa conduta em si.

Unknown disse...

Essa situação patética vai continuar até o povo ter vontade de mudar alguma coisa. Até lá você está na merda, e tem que tentar subir pra não se afogar nela =|

Gosto mais de pão de queijo disse...

Já conhecia a música também..
é realmente muito reflexiva..
sempre que a escuto fico pensando nessa situação em que vivemos..
Ótimo post Paulooo!