terça-feira, 17 de abril de 2007

Freud explica...?

A polêmica do filme Tiros em Columbine, de Michael Moore, mostrando a monstruosidade da sociedade americana, ficou "no chinelo" após acontecimentos recentes nos Estados Unidos da América.
Não vou fazer nenhuma reflexão ou aprofundamento, mas...
O psicanalista Sigmund Freud, que criou a análise, explica isso?
Que pensamento ou filosofia explicaria esse fato?

Matéria do MSN Notícias de terça-feira, 17 de abril de 2007, 11:07.


"Atirador de universidade dos EUA era sul-coreano

BLACKSBURG, EUA (Reuters) - O atirador que matou 32 pessoas e depois se suicidou na Universidade Virginia Tech, na segunda-feira, foi identificado pela polícia como Cho Seung-Hui, um sul-coreano que estudava na instituição.
A polícia afirmou, nesta terça-feira, que ele tinha 23 anos e que uma das duas armas recuperadas foi usada nos dois tiroteios no campus.
"A evidência não nos leva a dizer com toda certeza que o mesmo atirador estava envolvido nos dois tiroteios", disse em entrevista à imprensa Steven Flaherty, superintendente da polícia do Estado de Virgínia.
"É certamente razoável para nós assumirmos que Cho foi o atirador em ambos os lugares."
Na terça-feira, a polícia e dirigentes da universidade viram-se pressionados para explicar como um homem armado, após ter assassinado duas pessoas, conseguiu escapar para matar outras 30, duas horas mais tarde, no pior massacre do tipo já ocorrido nos EUA.
O agressor acabou se suicidando em uma classe da universidade depois de abrir fogo contra estudantes e funcionários, em um ataque aparentemente premeditado e realizado na manhã de segunda-feira, deixando o campus mergulhado em pesar e choque.
"Nem sei se algum dos meus amigos foi morto porque foi muito difícil entrar em contato com as pessoas na noite passada", afirmou na terça-feira de manhã Brittany Jones, 19, uma estudante da universidade.
"Mas, mesmo que não haja, isso não seria menos triste. A gente não espera que isso vá acontecer na escola da gente. Eram apenas garotos", afirmou enquanto assistia a exercícios realizados pela guarda militar da universidade antes das aulas.
O presidente dos EUA, George W. Bush, e a mulher dele, Laura Bush, devem comparecer a uma cerimônia a ser realizada na universidade à tarde.
Imagens de TV mostrando os estudantes aterrorizados e a polícia arrastando corpos ensanguentados lembraram o massacre na escola de Columbine, em 1999, e reacenderam o debate sobre as leis de controle de armas no país.
A polícia afirmou que o agressor parecia ter usado correntes para trancar as portas, impedindo as vítimas de escapar. Além dos mortos, 15 pessoas ficaram feridas, entre as quais os que receberam tiros e os que se machucaram pulando de janelas para fugir do tiroteio."

4 comentários:

Barbara disse...

Sorte de hoje:
A sociedade prepara o crime, o criminoso o comete.

O orkut deveria tomar mais cuidado com o que fala por aí

Anônimo disse...

Não tem como Freud explicar uma mente de um assassino, aliás, acho que ninguém no nosso planeta poderia explicar. Não acho que a sociedade preparou o crime, pois, em outros casos, os assassinos eram pessoas de boas condições e livres de qualquer suspeita. Jogar a culpa na sociedade ou em qualquer outro bode expiatório é besteira, a sociedade em alguns casos COOPERA sim para que a mente já insana do assassino se confunda mais a ponto de ele fazer uma barbárie dessas. Então, em muitos casos, por mais que a sociedade seja perfeita, a pessoa com a mente transtornada acharia outro motivo pra fazer tal coisa. Uma solução para isso tudo? Não sei. Porém sei que apesar de crimes ou não acontecerem, devemos tentar a cada dia melhorar a nossa sociedade, em vez de ficarmos culpando-a.

Anônimo disse...

Olá

Estava assistindo ao jornal, quando veio duas notícias em seguida.

A primeira, tratava-se do caso do estudante que matou 32 pessoas - como se fosse o apocalipse.

A segunda, tratava-se da morte de 140 pessoas, creio eu, no Iraque por um atentado de carro bomba num lugar comercial.

A pequena diferença que pude constatar entre os dois é: Eles não trataram o caso do Iraque com tanta eloqüência quanto o do estudante.

Por quê?

Por que o George não vai visitar os mortos na guerra no Iraque. Alguns deles, tão cidadãos quanto os mortos da universidade? Ele não é o salvador da pátria? O sei-lá-o-que e libertador do mundo?

Às vezes, chego a pensar que a vida com Saddam era muito melhor do que esse caos de agora... (Em números, quantos ele matou? E quantos já morreram com esta estupidez estadounidense?)

Anônimo disse...

É william, como vc disse acima.. eles focam mais sobre o caso dos EUA, porquê dá mais audiência. Aposto que quem vê os carros bombas do oriente médio pensa: "bah, novidade".

Enfim, apesar de estar meio que "comum" acontecer de algum louco entrar e matar meio mundo dentro de escolas, é o quê ainda dá mais repercussão, ainda mais quando a TV brasileira faz questão de explorar isso até a última gota.