quinta-feira, 29 de março de 2007

O esterótipo do filósofo no futebol

"Monty Python ou The Pythons foram os criadores e intérpretes da série cômica Monty Python's Flying Circus, um programa de televisão britânico que foi ao ar pela primeira vez em 5 de outubro de 1969. Como série televisiva, consistiu de 45 episódios divididos em 4 temporadas. Entretanto o fênomeno Python não se limitou a apenas isso, espalhando-se por shows, filmes, programas de rádio e diversos jogos de computador e livros, além de lançar seus seis integrantes ao estrelato."

Sobre Monty Python, Wikipédia.

Este vídeo no começo da postagem foi retirado diretamente do programa Monty Python. É um "jogo de futebol" entre filósofos gregos e alemães.

De forma irônica e em passagens curtas de sua narração, o programa, nesse vídeo acima, ironiza também visualmente os esterótipos das figuras dos pensadores presentes na filosofia. Sócrates é mostrado como o grego a marcar o único gol da partida, concretizando a vitória dos gregos e fazendo um paralelo com o jogador brasileiro Sócrates. Nietzsche é penalizado por dizer ao juiz Cofúcio que ele "não tem livre-arbítrio", os alemães utilizam suas teorias pra contestar o gol sofrido no jogo, além de todos eles serem "homens pensantes andando no campo".

Essa postagem não tem o intuito de fazer um paralelo com uma filosofia ou com notícias atuais ou com vários filósofos, mas para demonstrar que iniciativas antigas como a do Monty Python, além de permitir risadas com seu humor inglês, nos abrem portas para ver figuras que integram na filosofia. As caricaturas, pra quem prestar atenção nas falas do vídeo, nos permitem ver mais piadas além do preconceito normalmente atribuído à figura do filósofo, do pensamento filosófico.

Script (as falas) do Vídeo: http://www.intriguing.com/mp/_scripts/german.asp

3 comentários:

Carlos Antonechen disse...

Essa sketch do Monty Python ficou muito boa, principalmente as críticas divertidas aos filósofos e aos seus estereótipos, entre outras críticas que podemos tirar, como a incapacidade dos filósofos de descobrirem rapidamente algo simples como jogar futebol.

Anônimo disse...

guinho_sm_hotmail.comMonty Phython é genial: tem um humor inteligente, mas não é de difícil compreensão. Você pode assistir sem ter que pensar muito, e mesmo assim achar engraçado. Mas se você analisar o humor deles com mais atenção, vai ver que ele é muito mais profundo e inteligente do que parece à primeira vista.

Cecília do Lago disse...

É quase sedutora a idéia de comparar filosofia a futebol, e ninguém fez isso melhor que Monty Phython. O humor deles é muito refinado.
Recomendo outros vídeos deles que tem no You Tube como os cavaleiros que dizem "Ni".
Muito bom!!!!