terça-feira, 13 de março de 2007

Edgar "Morin" Nahoum



Sociólogo, filósofo e escritor francês da complexidade, Edgar Morin (O sobrenome real é Nahoum, mas ele usava o pseudônimo para não ser morto pela Guestapo alemã durante a Segunda Guerra Mundial, sendo ele da Resistência Francesa. Acabou por adotar Morin) é um homem influente no século XXI, tendo desenvolvido teorias desde o período passado. Autor de diversas obras como Os setes saberes para a Educação do Futuro e A cabeça bem-feita, ele propõe um ensino voltado para a transdisciplinaridades, isto é, uma interação entre todas as ciências para que as disciplinas não fiquem isoladas e para que possam ter uma melhor aplicação na ética humana.
Capa da edição 111 da revista CULT em março de 2007 (vide foto), ele concede uma entrevista contando seus pontos críticos sobre inúmeros acontecimentos contemporâneos, como a crise Palestina no Oriente Médio até o Aquecimento Global, e experiencias pessoais vividas em toda sua trajetória política e literária, como o perigo de ter sido um judeu francês em pleno nazismo.
Com essa pequena introdução em uma matéria jornalística, nós, do 1º ano de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, do grupo de filosofia D da turma B, iniciamos aqui nosso blog com relatos jornalísticos e seu paralelo com a filosofia. Desejamos que os leitores possam aproveitar a diversidade de colaboradores e suas postagens, garantindo assim uma variedade de pontos de vista e mais comentários a se fazer. Desde já, agradeço pela atenção de você que nos visita.
Observação: Morin é objeto de estudo do nosso grupo. Apesar de abordarmos diferentes filósofos e teorias, nossa preferência de cobertura de notícias são à respeito desse filósofo.

5 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM O TEXTO, MUITO BEM ESCRITO, VCS ESTAO DE PARABENS...

Unknown disse...

òtima matéria, bem escrita e feita.
Uma pena que eu não possa comentar muita coisa construtiva .-.
Mas fora isso, boa sorte na faculdade.

Anônimo disse...

roubo o que o edgar tadeu disse xD
espero aprender mais sobre esse homem nesse blog, então ;]

Anônimo disse...

Ótimo! Adorei o texto e a bela introdução dada sobre o assunto. Tudo muito bem claro e organizado, de fácil leitura e interpretação.

Boa sorte para vocês! Abraços!

Guilan disse...

acho interessante os estudos sobre a transdisciplinaridade.