terça-feira, 15 de maio de 2007

Grego sinônimo de heleno?

Para aqueles que nunca entenderam o por quê de tal fato, eis a explicação:

Desde o ano 4.000 a.C., diversos de povos denominados indo-europeus, habitaram o norte do Mar Negro, entre os Cárpatos e o Cáucaso, sem jamais se constituir como uma unidade sólida, um povo, uma raça.
Por volta de 3.000 a.C, o rompimento desta frágil unidade provocou a fragmentação dos indo-europeus em diversos grupos e uma conseqüente onda de migrações para vários lugares da Ásia e da Europa.
Como se tratava de povos nômades, os movimentos migratórios ocorreram por muito tempo. Em alguns casos, existem séculos de diferenças entre a migração de um determinado grupo e outro. Mesmo dentro de um mesmo grupo, as migrações ocorreram em diversas etapas. Os atualmente denominados gregos, por exemplo, chegaram à Hélade, um pequeno território no sul da Tessália, em quatro levas: jônios, aqueus, eólios e dórios. Entre os jônios e os dórios calcula-se existir uma distância de oitocentos anos entre as migrações.
A Grécia antiga compreende o conjunto de civilizações que se desenvolveram nas regiões situadas ao sul da Península Balcânica. As terminologias Grécia e grego foram empregadas inicialmente pelos romanos, que nomearam toda a região e os povos que lá habitavam a partir do nome da primeira tribo que encontraram.
Os gregos do período clássico se denominavam helenos, e seu país era denominado Hélade. Eram considerados bárbaros todos aqueles que não falavam o grego. Do mesmo modo, eram chamados helenos todos os habitantes da península grega que dominavam tal idioma.
Somente no final do século VII A.C, o emprego do termo heleno se estendeu a toda a Grécia continental e a todo o habitante, cidadão das mais longínquas e diversas polis (cidade-estado grega). Isso se deve ao fato de que os santuários de Deméter, em Antela, e de Apolo, em Delfos, se tornarem centros religiosos procurados por todos os gregos. A partir de então, criou-se uma liga das cidades gregas para administrar os templos e organizar os festivais, reunindo cidades de toda a Hélade e ajudando na construção da unidade política e cultural destes territórios.


Fontes: http://www.mundodosfilosofos.com.br/indoeuropeus.htm
http://www.cacp.org.br/grecia.htm

Um comentário:

Pedro Zambarda disse...

Foi nessa história que Otto Von Bismarck tirou a teoria do Reich Alemão, principalmente dos povos indo-europeus, considerados por ele como "arianos".

Isso foi usado posteriormente por Hitler na Segunda Guerra.

Um belo post explicativo sobre as origens da Europa.

Parabéns.