quinta-feira, 17 de maio de 2007

A tragédia em suas milhares de faces - Final

Capa do CD ao vivo do Metropolis pt.II: Scenes from a Memory. As chamas no centro da imagem são uma pequena referência aos atentados de 11 de setembro de 2001, pouco antes de ser lançado o album.

Completando algumas informações sobre o americano Joseph Campbell, o estudioso de mitos e religiosidade nessa análise musical, é interessante saber sua influência na construção de ficções através da análise das mesmas. George Lucas, famoso por filmes extremamente populares de ficção científica como os Star Wars, bebeu das fontes fornecidas por esse homem de renome.

Das influências de Campbell, podemos citar o escritor James Joyce. Era um irlandês expatriado, responsável por livros como Ulysses e por ter provocado mudanças modernas na lingua inglesa.

Para entender melhor essa postagem, por favor, leia a anterior com o mesmo nome.

6."Scene Four: Beyond This Life" – 11:22 (Dream Theater, Petrucci)

"She wanted love forever
But he had another plan
He fell into an evil way
She had to let him down
She said, "I can't love a wayward man."
She may have found a reason to forgive
If he had only tried to change
Was their fatal meeting prearranged?

Had a violent struggle taken place?
There was every sign that lead there
Witness found a switchblade on the ground
Was the victim unaware?
They continued to investigate
They found a note in the killer's pocket
It could have been a suicide letter
Maybe he had lost her love
I feel there's only one thing left to do
I'd sooner take my life away
Than live with losing you"

Nicholas narra o que aconteceu, de fato, com Victoria. Um homem estudioso que se apaixonou de forma doente por ela. Por não conseguir concretizar seu sonho, ele a mata.

7."Scene Five: Through Her Eyes" – 5:29 (Dream Theater, Petrucci)

"I'm learning all about my life
By looking through her eyes"

Agora o desafio se coloca para Nicholas. Ele foi exposto a essa injustiça, essa tragédia e, mesmo assim, carrega o fardo de viver sua vida.

Essa música expõs isso, o que ele apreendeu com Victoria, mas ele ainda não "transcendeu", pegando o ponto de vista de Campbell. Ainda é um homem "comum" que não compreende a morte.

8."Scene Six: Home" – 12:53 (Dream Theater, Portnoy)

"Help- regression, obsession
I can't keep away from it's clutch
Leave no doubt, to find out
It's calling me back to my home"

Essa música faz a real conexão com seu começo Metropolis pt.I: The Miracle and the Sleeper. As duas entidades se encontram com Nicholas e ele pretende voltar a si, pretende achar "seu sentido" perdido na tragédia de Victoria.

9."Scene Seven: Part I. The Dance of Eternity" – 6:13 (Dream Theater, instrumental)

Essa música narra, através de seu instrumental elaborado, a luta de Nicholas para se encontrar, internamente. É a abertura da parte final do album, da conclusão da saga, que pode ser interpretada segundo Joseph Campbell.

10."Scene Seven: Part II. One Last Time" – 3:46 (Dream Theater, LaBrie)

"[Present][Nicholas:]It doesn't make any sense
This tragic ending
In spite of the evidence

There's something still missing"

Nicholas se indaga sobre o fim que sua vida passada teve e se depara com vozes de dentro de sua cabeça. O espírito de Victoria dá vida às coisas. É a "transcendência" de Campbell, o retorno renovado à realidade.

11."Scene Eight: The Spirit Carries On" – 6:38 (Dream Theater, Petrucci)

"[Nicholas:]Where did we come from?
Why are we here?
Where do we go when we die?
What lies beyond
And what lay before?
Is anything certain in life?"

Nicholas fala sobre perguntas que não conseguimos responder vivos. O espírito de Victoria pede para não esquecê-la, pois, em algum lugar, eles vão se reencontrar e serem felizes como não foram nesse trágico acontecimento. O "herói de Campbell" completou sua tragetória aqui, porque o aprendizado está concluído.

12."Scene Nine: Finally Free" – 11:59 (Dream Theater, Portnoy)

"We´ll meet again my friend someday soon...
--
[The Hypnotherapist:]"Open your eyes, Nicholas."
[Nicholas:]"Aaah!""

A saga termina. Nicholas vive um novo presente, o começo de outra vida. Victoria, com essa tragédia, a viver com motivação, mesmo com o acaso que pode ser mortífero e sem sentido.

Para finalizar a postagem, um vídeo do youtube com a música Through her eyes, minha favorita de todo o CD. Espero que tenham gostado da análise.

3 comentários:

Bárbara Monteiro disse...

só o pedro mesmo pra juntar, em uma reflexão, o mito do herói com dreamtheater!!! isso que eu acho muito legal, a possibilidade que a gente tem de juntar coisas cotidianas, que tenham a ver com gente da nossa idade, realidade e tudo mais (e, claro, uma coisa que vc gosta né...hahaha...metaleeeeeeeiro! nem falo nada!)
com a filosofia e uma verdadeira reflexão, que dá pra perceber o quanto a pessoa fez com uma boa intenção, parou pra pensar mesmo, e quis dividir com os colegas!
o melhor da gente ter esses blogs é isso...compartilhar idéias, coisas novas.
parabéns a vcs pelo blog e ao pedro pelo post!
um beijo,

Anônimo disse...

Noooossa!
amei....mto d+...e mto segestivo (no bom sentido)....me faz olhar pra minha vida e me questionar sobre algumas coisas ^^

mto foda..

Renan disse...

Não li a reportagem, só estava atrás de uma informação específica, mas uma correção merece ser feita:
O lançamento do álbum com a tal capa das torres gêmeas estava programado exatamente para o 11/09, por uma grande coincidência (ou não).
Então não procede que a tragédia se passou um pouco antes do álbum.
Boa noite.