sábado, 29 de setembro de 2007

Homens e Mulheres – Trilogia Musical parte I

Já que o cinema hollywoodiano considera tudo divisível por três de uns tempos para cá, realizo agora minha própria trilogia (por favor, sem comparações com Peter Jackson ou os Irmãos Wachowski), valendo-me de três músicas de um álbum chamado “Os Invisíveis” (Deckdisc, 2002), último trabalho inédito de um grupo conhecido por suas letras sérias e quase nada irônicas: Ultraje a Rigor, capitaneado desde os anos 80 por Roger Moreira.

Mas a que se propõe tudo isso? Uma trilogia? Isso mesmo. Ninguém resolveu essa questão (nem eu pretendo fazê-lo), mas cada uma dessas músicas reflete o comportamento masculino de maneira muito próxima da realidade: afinal, o que nós homens queremos das mulheres, e o que será que elas querem? (todas as sugestões neste sentido são bem-vindas).

Começando por “Miss Simpatia”, canção que reflete bem os momentos daqueles acostumados a esperarem alguma coisa de um sábado à noite. A letra de Renato e Gabriel Thomáz conta a história da uma mulher simpática, boa de papo, merecedora de um cara melhor do que a maioria, que já serviu como companhia para quem a esnoba nesse momento, pois “beleza plástica é o quesito que hoje mais me agradaria” (confira a letra e o som abaixo).

Quem nunca foi a uma balada acreditando que conheceria o clone da Gisele Bündchen ou do Reynaldo Gianechinni que atire a primeira pedra. Todo mundo que vai (e talvez a Pacha hoje seja a melhor pedida para quem aprecia o estilo de vida Ricos e Famosos) com a esperança de encontrar alguém, quer que sua conquista seja a oitava maravilha (antiga ou moderna, tanto faz) do mundo, cheio de qualidades, mas, se não puder conseguir tudo isso, ser bonita já é meio caminho andado. Depois das quatro, quatro e meia da manhã, até a beleza é jogada para escanteio: o negócio é não zerar na balada, porque isso é só para losers.

Acontece que vem o dia seguinte, e, meu Deus, como ela consegue ser tão chata? Será que cabe uma azeitona dentro do que a chapinha dela esconde? Ela consegue pronunciar uma frase que não comece com “tipo” ou “então, né”? Você começa a duvidar da escolha que fez na noite anterior, quando simplesmente ignorou aquela sua amiga gente finíssima que te dá bola, mas que fica ali no cantinho, na dela, e que foi seu “casinho” algum tempo atrás, mas, obviamente, você não contou para ninguém (o que vão pensar de mim?), e mais, se dispôs até a apresentá-la a um amigo seu (o que isso causou nela, vale a regra do ema, ema).

Enfim, o fato é que no fundo nós não sabemos o que queremos (tanto quanto dizemos das mulheres), mas isso tem que ficar só entre nós, e quanto menos aparentamos insegurança, melhor. Mesmo que o preço disso sejam relações superficiais e insatisfatórias, vamos pagando em suaves prestações mensais, que assim percebemos um pouco menos. Semana que vem: “A gente é tudo igual”.

http://app.radio.musica.uol.com.nr/radiouol/linklista.php?nomeplaylist=007167-5<@>Os_Invisíveis&opcao=umcd#

“Ei, Miss Simpatia/ Me desculpe mas hoje não vamos deixar pra outro dia/ Ei, Miss Simpatia/ Beleza plástica é o quesito que hoje mais me agradaria/ Você é muito inteligente mas hoje eu não tô a fim de conversar/ Se você estiver sozinha tem um amigo que eu posso apresentar

Não me leve a mal mas hoje eu quero ser superficial/ Eu até acho que a gente formaria um bom casal/ Quem sabe um dia eu te procure pra que a gente bata um papo com um teor mais intelectual/ não me leve a mal

Ei, Miss Simpatia/ Você merece um cara bem melhor do que a maioria/ Ei, Miss Simpatia/ Não sou do tipo que mulher como você se interessaria/ Eu agradeço pelo dia em que você me deu sua companhia/ Quando voltar pra casa sozinho era o que eu menos queria”.

2 comentários:

Pedro Zambarda disse...

Os homens idealizam e beiram o irreal às vezes.

Rodrigo inserindo nós na cultura do rock brasileiro. Ótimo post, com o toque de humor típico seu =D!

Abraço.

Cecília do Lago disse...

Tanto homens como mulheres chegam a idealizar tanto sobre o sexo oposto, mas na prática todos acabam caindo na mesma superficialidade.

Grande post, grande Rodrigo, já consolidando sua posição como DJ oficial!!!

Sem mais.